Miopia: O que é, tratamentos e precaução.

Dr. Andre Vidoris

Eu sou Doutor André Vidoris, oftalmologista, e vou explicar para vocês sobre a miopia.

O que é Miopia?

A miopia é um tipo de ametropia.

Então em um olho normal  a gente tem um sistema de lentes que são a córnea e o cristalino.

Essas lentes, elas desviam a luz, para se concentrar ou se focalizar na retina.

No olho humano na parte anterior tem a córnea e o cristalino. Essas duas lentes vão ter que focalizar a imagem bem em cima da retina.

Quando o paciente ele tem a doença o foco dele cai na frente da retina, e através do uso de um óculos, lente de contato ou uma correção por laser, você consegue trazer o foco exatamente em cima da retina.

Dessa forma a imagem fica nítida e bem focalizada.

A palavra miopia vem de um termo em latim que significa olhos  cerrados, olhos fechados.

Isso porque pessoa que tem  miopia ela tem dificuldade para enxergar de longe, então tudo que ela está observando que distante fica borrado e o mecanismo que as pessoas míopes fazem para enxergar de longe é apertar os olhos.

Ao apertar os olhos você estreita a fenda palpebral e o raio de luz tende a  passar numa linha reta, simulando como se você tivesse corrigindo a visão através dos óculos.

Quais são as causas da miopia?

A principal causa da miopia é a hereditariedade, a transmissão genética de pais e mães para filhos.

Ela pode  pular gerações, então não necessariamente os descendentes diretos vão ter miopia, mas às vezes um dos filhos tem e o outro não, às vezes os netos.

Outras causas são comportamentais e ambientais.

Então alguns estudos recentes mostraram que o uso excessivo de telas e smartphones pode estar relacionado com  o aumento da incidência de miopia no mundo.

Um  outro fator importante é um hábito de esfregar os  olhos.

Já tem vários estudos apontando que  o ato de esfregar os olhos, principalmente  em pessoas que têm bastante alergia, pode  deformar essa lente mais superficial do olho,  que é a córnea.

Essa lente deformada vai ficando mais fina e pode acabar se projetando para frente, ter um aumento do grau de miopia e  astigmatismo.

Inclusive é um dos fatores de risco, ou uma das possíveis causas de uma outra doença que é o ceratocone, onde a córnea vai ficando cada vez mais fina e se projetando para frente no formato de cone, podendo ter  um aumento progressivo da miopia e astigmatismo.

Tipos de Miopia

A miopia pode ser classificada de  acordo com a severidade.

Miopia leve: até 3 graus.

Miopia moderada: de 3  a 6 graus.

Miopia severa: acima de 6 graus, chamada de miopia patológica ou degenerativa.

Como que é  evolução da miopia?

A miopia geralmente ela começa na criança próximo da adolescência.

Pode começar mais cedo, mas geralmente é na adolescência que começa os sintomas e vai progredindo até a idade de adulto jovem.

Em torno de 21, 22 anos ela tende a estabilizar, mas em alguns casos ela pode continuar progredindo de forma galopante.

Inclusive nesses pacientes com miopias acima de 6 graus há casos que podem chegar a 20, 30 graus e esses pacientes com alta miopia de evolução contínua, ou miopia galopante, eles podem apresentar maiores problemas relacionados à visão.

Então os pacientes com a doença eles têm um risco maior de descolamento de retina, de glaucoma e de também desenvolver um desgaste da retina ou degeneração da retina.

Alguma situações como a gravidez ou a puberdade, por conta do excesso de hormônios, podem causar também um avanço da doença.

Outras condições dos olhos, como quadros de influências reumáticas, onde a pessoa tem que usar medicamentos à base de cortisona por períodos prolongados, pode causar um aumento da miopia até desenvolvimento da catarata.

Miopia: O que é, tratamentos e precaução

Quais são as formas de tratamento da miopia?

Na grande maioria das vezes é tratada com a correção de óculos com lentes corretivas ou lente de contato, porém a solução mais moderna é a cirurgia refrativa.

Para quem serve a Cirurgia Refrativa para miopia?

Após uma consulta e alguns exames a cirurgia refrativa pode ser indicada para pacientes com miopia, hipermetropia ou astigmatismo, desde que apresentem estabilidade no grau por um período mínimo de um ano.

A avaliação detalhada, incluindo exames oftalmológicos e medidas precisas do grau, é fundamental para determinar a aptidão do paciente para o procedimento.

Quem não pode fazer a Cirurgia Refrativa para miopia?

Pacientes com córneas muito finas, curvatura acentuada ou irregularidades corneanas podem não ser candidatos ideais.

No entanto, aqueles que atendem aos critérios de segurança, como estabilidade no grau, boa espessura corneana e saúde ocular, têm uma alta taxa de sucesso e segurança no procedimento.

Prevenção da Miopia

Como fazer a prevenção da miopia?

Alguns fatores nós não conseguimos modificar, como a nossa genética, por exemplo.

Outros fatores, como os ambientais, a gente pode tentar controlar.

Então é muito importante não esfregar os olhos quando sentir coceira, alguma irritação, ao invés  de você fazer o movimento de esfregar os olhos, pingar um colírio lubrificante ou até procurar oftalmologista para ver formas de amenizar esse  desconforto.

Uma outra forma de aliviar coceira é fazer compressa com água filtrada gelada ou soro fisiológico gelados.

Se você é uma pessoa muito alérgica que tem muita coceira procurar melhorar o ambiente na sua casa, evitar coisas que  junta em pó, como livros antigos, carpete, trocar as cortinas por persianas, trocar o travesseiro de pena de ganso por um travesseiro com espuma sintética, etc…

Dessa forma diminui-se a necessidade de esfregar os olhos.

Outro hábito que pode ser saudável para quem tem a doença é fazer atividades ao ar livre. Principalmente as que priorizam a visão de longe, como esportes, caminhadas, andar de bicicleta.

Isso porque você estimulando o foco para longe equilibrando com a nossa rotina de hoje em dia que é muito baseada nas telas, na tecnologia.

Outra forma de  prevenção…. nem tanto da evolução da miopia, mas de prevenção de perda visual ou de cegueira, é fazer  consultas regulares com oftalmologista.

Atualmente se recomenda uma consulta anual até para crianças. A Organização Mundial da Saúde recomenda que a criança passe uma vez por ano, pelo  menos uma vez, e o aceitável é no mínimo uma consulta a cada dois anos na infância.

A infância é considerada do nascimento até os sete anos de idade, totalizando três consultas nesse período, afinal esse é o período em que o sistema visual da criança está se formando.

Miopia Agende

Então nesse nessa fase se tiver um defeito de grau que não seja corrigido com óculos, um defeito de alinhamento dos olhos, um estrabismo, olho desviado ele será detectado.

Além dessa prevenção na infância, na fase da  adolescência e fase adulta é recomendado a consulta uma vez por ano.

Por que  que é importante o acompanhamento anual com oftalmologista?

Porque na consulta não se vê só a visão e o grau do paciente.

O oftalmologista vai analisar o segmento anterior do paciente, vai examinar  a córnea, a superfície ocular, ele vai ver as estruturas intraoculares, o cristalino no vídeo, a retina, o nervo óptico.

Então ele vai medir a pressão do paciente, fazer um exame de fundo de olho e dessa forma a consulta oftalmológica talvez até seja mais importante por causa da avaliação global do olho do paciente do que propriamente a avaliação do grau.

Tudo é importante, mas a consulta ela se tornou uma oportunidade do paciente e do médico diagnosticar doenças que  muitas vezes são silenciosas, como glaucoma, que  é a segunda maior causa de cegueira irreversível, a hepatite diabética, a catarata, dentre tantas outras.

Você ficou com alguma dúvida sobre a Miopia? Deixe um comentário para que eu possa sanar a sua dúvida.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comments
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments