Quais os Tipos de Miopia e sua Evolução? Oftalmologista Explica!

Dr. Andre Vidoris

5
(1)

Eu sou Doutor André Vidoris, oftalmologista, e vou explicar para vocês sobre a miopia, seus tipos de como ela evoluí.

Tipos de Miopia

A miopia pode ser classificada de  acordo com a severidade.

Miopia leve: até 3 graus.

Miopia moderada: de 3  a 6 graus.

Miopia severa: acima de 6 graus, chamada de miopia patológica ou degenerativa.

Como que é  evolução da miopia?

A miopia geralmente ela começa na criança próximo da adolescência.

Pode começar mais cedo, mas geralmente é na adolescência que começa os sintomas e vai progredindo até a idade de adulto jovem.

Em torno de 21, 22 anos ela tende a estabilizar, mas em alguns casos ela pode continuar progredindo de forma galopante.

Inclusive nesses pacientes com miopias acima de 6 graus há casos que podem chegar a 20, 30 graus e esses pacientes com alta miopia de evolução contínua, ou miopia galopante, eles podem apresentar maiores problemas relacionados à visão.

Então os pacientes com a doença eles têm um risco maior de descolamento de retina, de glaucoma e de também desenvolver um desgaste da retina ou degeneração da retina.

Alguma situações como a gravidez ou a puberdade, por conta do excesso de hormônios, podem causar também um avanço da doença.

Outras condições dos olhos, como quadros de influências reumáticas, onde a pessoa tem que usar medicamentos à base de cortisona por períodos prolongados, pode causar um aumento da miopia até desenvolvimento da catarata.

Miopia: O que é, tratamentos e precaução

Quais são as formas de tratamento da  miopia?

Na grande maioria das vezes é tratada com a correção de óculos com lentes corretivas ou lente de contato, porém a solução mais moderna é a cirurgia refrativa.

Prevenção da Miopia

Como fazer a prevenção da miopia?

Alguns fatores nós não conseguimos modificar, como a nossa genética, por exemplo.

Outros fatores, como os ambientais, a gente pode tentar controlar.

Então é muito importante não esfregar os olhos quando sentir coceira, alguma irritação, ao invés  de você fazer o movimento de esfregar os olhos, pingar um colírio lubrificante ou até procurar oftalmologista para ver formas de amenizar esse  desconforto.

Uma outra forma de aliviar coceira é fazer compressa com água filtrada gelada ou soro fisiológico gelados.

Se você é uma pessoa muito alérgica que tem muita coceira procurar melhorar o ambiente na sua casa, evitar coisas que  junta em pó, como livros antigos, carpete, trocar as cortinas por persianas, trocar o travesseiro de pena de ganso por um travesseiro com espuma sintética, etc…

Dessa forma diminui-se a necessidade de esfregar os olhos.

Outro hábito que pode ser saudável para quem tem a doença é fazer atividades ao ar livre. Principalmente as que priorizam a visão de longe, como esportes, caminhadas, andar de bicicleta.

Isso porque você estimulando o foco para longe equilibrando com a nossa rotina de hoje em dia que é muito baseada nas telas, na tecnologia.

Outra forma de  prevenção…. nem tanto da evolução da miopia, mas de prevenção de perda visual ou de cegueira, é fazer  consultas regulares com oftalmologista.

Atualmente se recomenda uma consulta anual até para crianças. A Organização Mundial da Saúde recomenda que a criança passe uma vez por ano, pelo  menos uma vez, e o aceitável é no mínimo uma consulta a cada dois anos na infância.

A infância é considerada do nascimento até os sete anos de idade, totalizando três consultas nesse período, afinal esse é o período em que o sistema visual da criança está se formando.

Miopia Agende

Então nesse nessa fase se tiver um defeito de grau que não seja corrigido com óculos, um defeito de alinhamento dos olhos, um estrabismo, olho desviado ele será detectado.

Além dessa prevenção na infância, na fase da  adolescência e fase adulta é recomendado a consulta uma vez por ano.

Por que  que é importante o acompanhamento anual com oftalmologista?

Porque na consulta não se vê só a visão e o grau do paciente.

O oftalmologista vai analisar o segmento anterior do paciente, vai examinar  a córnea, a superfície ocular, ele vai ver as estruturas intraoculares, o cristalino no vídeo, a retina, o nervo óptico.

Então ele vai medir a pressão do paciente, fazer um exame de fundo de olho e dessa forma a consulta oftalmológica talvez até seja mais importante por causa da avaliação global do olho do paciente do que propriamente a avaliação do grau.

Tudo é importante, mas a consulta ela se tornou uma oportunidade do paciente e do médico diagnosticar doenças que  muitas vezes são silenciosas, como glaucoma, que  é a segunda maior causa de cegueira irreversível, a hepatite diabética, a catarata, dentre tantas outras.

Você ficou com alguma dúvida sobre a Miopia? Deixe um comentário para que eu possa sanar a sua dúvida.

Gostou? Nos ajude avaliando este artigo, por favor.

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Tell us how we can improve this post?

Leave a Comment